segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A Verdade


Caros amigos,

            Tenho ouvido rumores e enredos sobre minha decisão de adiar minha candidatura a prefeitura de Cachoeira Dourada. Pessoas desocupadas, que ao invés de se preocuparem com o próximo ou com suas próprias vidas, vivem de mexericos e espalhando mentiras, e outras estórias mais. A essas pessoas, não tenho satisfação nenhuma a lhes dar, mas aquelas que me acompanharam e que me deram seu voto de confiança acreditando em minhas propostas, a essas sim, devo-lhes uma explicação.
            Fui aprovado em concurso interno do Corpo de Bombeiros, para frequentar o curso de habilitação de oficiais, com ênfase em Ciências militares e Gerenciamento de Catástrofes. Esse curso, de nível superior, serve para habilitar sargentos para o oficialato, que é a denominação dada aos militares que ocupam um posto/patente. Na carreira militar, o Oficialato se inicia no posto de segundo-tenente, sendo que o oficial constitui o membro de uma das forças armadas ou, no meu caso, força auxiliar, investido numa posição de autoridade.
            Um oficial de patente exerce a sua autoridade por delegação de poderes do estado, e essa delegação de autoridade é formalizada pela atribuição de um documento designado "carta-patente" ou simplesmente "patente", onde está definido o posto do oficial, bem como os poderes, os deveres e as responsabilidades em que o mesmo é investido.
            Na maioria das forças armadas, os oficiais de patente são os únicos militares habilitados a exercerem o comando de unidades, sendo que os militares de categorias inferiores apenas poderão exercer a chefia de subunidades ou frações de unidades.
            Muito mais que apagar incêndio, e apesar de a profissão de bombeiro possuir mais de um século e meio de idade no Brasil, muitas pessoas não conhecem, em suma, o que faz um bombeiro militar e, sobretudo, o que faz o oficial bombeiro militar. A população tem contato com os bombeiros, geralmente nos momentos de crise e emergência, considerados os momentos de intervenção. Esta, realmente é a principal atividade, porém há muitas outras que são ainda inerentes à profissão.
            Como simples conceito, o oficial bombeiro militar é um agente público responsável por proteger a incolumidade das pessoas. Dentro dessa ideia, este trabalho vai muito além da intervenção nos momentos de crise. Este profissional está envolvido também na prevenção, preparação, ação de resposta e de recuperação. As ações mais conhecidas e sentidas são as de resposta, entretanto a autoridade delegada ao oficial bombeiro militar lhe dá muitas outras responsabilidades. Na grade curricular do Curso de Habilitação de Oficiais, estão disciplinas, tais como, Português Instrumental, Estatística Aplicada, Química, Física, Direito Administrativo, Direito Penal e Processual Penal Militar, dentre outras, portanto, o oficial bombeiro militar é também, por excelência, um administrador público.
            Nesse sentido, torna-se claro a minha intenção de estar melhor me preparando para esse novo desafio que desejo enfrentar com responsabilidade, eficácia e eficiência, pois minha vontade é a de tornar Cachoeira Dourada numa cidade melhor para se viver, com distribuição de renda e justiça social, governando para todos, reafirmando meu compromisso com a sociedade Cachoeira Douradense. Fica aqui meus sinceros agradecimentos e o meu desejo de que o próximo governante, exerça o poder sob as graças de DEUS, tornando cada vez melhor a vida das pessoas.

Aluno Morais.

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário